terça-feira, 26 de maio de 2009

Cazino - Lição de Vôo

O que é que eu posso dizer sobre esta música... gosto? :P

8 comentários:

Anónimo disse...

Analisando a música dos Cazino, facilmente nos apercebemos que não é mais que uma colagem de dois plágios, sendo que o segundo tema que dá origem ao refrão "Somewhere over the rainbow" já está em dominio público poderemos considerar isso "inspiração", pouco ético, mas tudo bem. Em relação ao plágio do tema "Liquid" dos Rasmus, isso já não se aplica. Como poderás comprovar, é mesmo plágio, descarado.

Citando um trabalho de ética que se encontra aqui: http://www.slideshare.net/diogines/trabalho-de-tica-plgio-presentation :

"O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os devidos créditos para o autor original da mesma. " (soa familiar?)

. A categorização do plágio é difícil e variável.
. Em músicas com ritmos iguais pode não haver plágio.
. Podem haver frases idênticas que não são consideradas plagiadas
. Cover (versão) não é plágio.

Como identificar o plágio:
- Compassos idênticos: A lei diz que duas músicas não podem ter mais de 4 compassos iguais. Vale a pena lembrar que nem sempre ritmos parecidos são plagiados.

- Letra da música: Duas músicas não podem ter letras idênticas, nem se pode copiar as chamadas palavras rítmicas ( por exemplo: " Tê-tetere-teretetê")

- Ritmo e "batida": Duas músicas diferentes podem ter ritmos e "batidas" muito semelhantes, para "desempatar" isso usam-se três conceitos: Análise da letra, análise das notas e consenso entre os autores. "

tira as tuas conclusões!

Master_Mind disse...

Já tinha lido sobre isso, mas continuo a gostar da música...

Anónimo disse...

tende é que apôs a descrição sobre o que é plágio a única conclusão é que realmente não é plágio, ou então falta enumerar algo mais; senão vejamos; 4 compassos idênticos - não tem, tem no máximo dois e meio e copia da letra (melodia)também . Daí não entender. Realmente existem também vários outros temas que utilizam e foram imortalizados com a subida de uma oitava, tal como o Starman do David Bowie e a Judie Garland não me parece que se tenha queixado :)

Anónimo disse...

a vida e' feita de influencias e esta musica e' divinal!!!!!
essa defeniçao de plagio n m interessa pq a musica e' sublime e como ja alguem disse parecenças ha muitas....força cazino ,continuem contra estes mesquinhos.....

Anónimo disse...

so e' pena e' fazer acusaçoes dessas anonimas......define bem as intençoes e o genero de pessoa....mais uma vez força cazino.a vossa musica e' uma lufada de ar fresco

António Vitorino de Almeida disse...

A música descrita é plagiada quer pelo surripianço de quatro compassos, quer pelo uso abusivo de palavras rítmicas. E quem faz comentários desse género, ou é um elemento do conjunto ou é um completo ignorante no que concerne a noções musicais.

Anónimo disse...

Para quem usurpa o nome do grande maestro António Vitorino de Almeida tens uma lata desgraçada. Se tivesses coragem e alguma finalidade que não ser um filho da puta talvez usasses o teu nome verdadeiro!

Anónimo disse...

necessario verificar:)